Início Cuidados Gatos e bolas de pêlo: Quando se Preocupar?

Gatos e bolas de pêlo: Quando se Preocupar?

Sabemos o quanto os gatos são caprichosos com a limpeza do corpo, eles podem passar até 50% do tempo acordado se lambendo e muitos pêlos são engolidos nesse processo. Mas, o que muita gente não sabe, é que os bichanos possuem na língua estruturas como “garrinhas” que funcionam como um pente que pode trazer consigo os pelinhos soltos. No lambe-lambe diário com aquela obsessão por limpeza é inevitável que os gatos terminem engolindo alguns pêlos, que vão se formando no estômago até que um dia, saem no vomito em forma de um novelo peludo.

Alguns donos, geralmente, os de primeira viagem, ficam assustados quando seus gatos expelem bolas de pêlo, mas é muito normal e acontece com todos com bichanos. Os de pelagem longa e média são acometidos com mais frequência, mas não podemos isentar os de pelo curto. Assim, quando o gato vomita uma massa de pêlo, não há muito com o que se preocupar.

Fonte:petit&gatô

As bolas de pêlo formam o que chamamos de tricobezoar, que são, além dos pêlo não digeridos , secreções gástricas. Mas é melhor para a saúde dos gatos que vomitem do que deixar que se acumularem no aparelho digestivo, pois podem endurecer as fezes e causar prisão de ventre e em casos mais graves obstrução intestinal no animal, levando a um procedimento cirúrgico invasivo e traumático.

Principais sintomas da formação de bolas de pelo nos gatos:

  1. Vômito meio sólido e meio líquido
  2. Ânsia de vômito
  3. Regurgitações
  4. Barriga inchada
  5. Constipação
  6. Tosse
  7. Apatia e desânimo
  8. Comportamentos estranhos, mau humor, irritabilidade

o que fazer para ajudar o gato a expelir um tricobezoar:

Para ajudar seu animalzinho, escove com frequência seus pêlos , no mercado hoje existem diversos itens próprios para realizar essa escovação, isso ajudará com que ele ingira menos pêlos ao se lamber.

Procure comprar sempre uma ração de qualidade, uma que não tenha corantes e nem esfarele com facilidade, isso ajudará na digestão , pois assim manterá sau pet mais saudavél e acomonizará em idas ao veterinário.

Outra boa dica é Plantar um vaso de graminhas. As graminhas ajudam a controlar bolas de pêlo, seja induzindo o vômito ou lubrificando o intestino, e ainda contém fibras importantes para a saúde do gato. Existem várias opções e nem todos os gatos gostam de todas elas, se seu amigo torcer o nariz para uma delas, troque a graminha até achar uma que o satisfaça.

Apesar de não ser algo agradável de presenciar, não há motivo para pânico! Observe se há presença de sangue ou algum corpo estranho no vômito do animal ,caso haja, o melhor é procurar um veterinário.

Então, se acontecer com seu gatinho, não se preocupe!!!

Esse conteúdo foi importante para você?

Então assine a nossa newsletter e receba outras novidades especiais para oferecer ao seu pet!

Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
Conectados
16,985FansLike
21,025FollowersFollow
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Leia Mais!

Conheça as 7 raças de cachorro mais popular do Brasil

Separamos as 7 raças de cães mais populares do Brasil.

Qual é o local ideal para deixar a caixa da areia do gato?

Saiba qual é o melhor cômodo para deixá-la

Quais são os tipos de areias para gatos?

Há cada dia que passa, novos tipos de substratos higiênicos para gatos surgem no mercado. De uma forma geral, existem as areias granuladas,...
Mais Artigos!

Conheça as 7 raças de cachorro mais popular do Brasil

Separamos as 7 raças de cães mais populares do Brasil.

Qual é o local ideal para deixar a caixa da areia do gato?

Saiba qual é o melhor cômodo para deixá-la

Quais são os tipos de areias para gatos?

Há cada dia que passa, novos tipos de substratos higiênicos para gatos surgem no mercado. De uma forma geral, existem as areias granuladas,...

7 Dicas para gatos que não fazem xixi na caixa de areia

Seu gato faz xixi fora da caixa de areia?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui